Educação promove reunião com coordenadores pedagógicos
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (16) uma reunião com os coordenadores pedagógicos do ensino fundamental das escolas municipais de Canavieiras, a fim de avaliar o 1º semestre do ano letivo e estipular metas para o 2º. A discussão foi em torno de como o pedagógico está sendo desenvolvido nas escolas, de que forma está sendo aplicado e, sobretudo, quais as dificuldades e as intervenções necessárias.
A questão da evasão escolar levantou a importância das reuniões mensais com os pais de alunos, que aconteceram durante todo o 1º semestre, para conscientizá-los sobre a importância da assiduidade de seus filhos às aulas e também consultá-los sobre a escola e os projetos desenvolvidos. “As intervenções serão feitas para elevar ainda mais essa relação do aluno com a família. Já estamos obtendo bons resultados”, afirmou a coordenadora Soledade Paternostro.
De acordo com a coordenadora, o acompanhamento da frequência torna-se necessário para que a escola possa atender com qualidade e equidade, planejar e organizar a formação e a atribuição das classes e organizar as salas para que o gestor tenha elementos para analisar adequadamente o movimento na instituição e o andamento do processo de ensino-aprendizado dos alunos.
A reunião serviu também pra discutir uma conscientização maior em torno da repetência. “Por não serem alfabetizadas satisfatoriamente, crianças estão chegando no 3° ano sem saber ler nem escrever, e começam a repetir de ano. Por isso, o foco agora está no ciclo da alfabetização.”, disse a secretária da Educação Emília Augusto.
Está em fase de elaboração um projeto pedagógico relacionado a valores humanos na escola. Os temas abordados serão respeito, amizade, honestidade, verdade, justiça, união, solidariedade, sendo que em cada mês será discutido um deles nas salas de aula. “A ideia é compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos nas atitudes diárias necessárias ao convívio em sociedade”, disse Emília.